Main Contents

Windowmaker está de volta

Por Marco Lopes em 2008

Li no Wmaker Cyaneus e confirmei no site oficial do Windowmaker que o Windowmaker se está a preparar para ver o seu desenvolvimento retomado. Boas notícias para todos aqueles que como eu ainda o consideram o melhor window manager que por aí anda.

Para quem não sabe, o windowmaker é um dos descendentes do NExtSTEP, gestor de desktop desenvolvido pela NExt, na altura do Steve Jobs. O NExtSTEP deu origem ao gestor de desktop do Mac OS X, o Aqua e também a coisas como o OpenStep, AfterStep, GNUStep e ao gestor de janelas WindowMaker.

Neste vídeo, que penso ser de 1992, onde um jovem Steve Jobs faz a apresentação da versão 3 do sistema operativo NExt, podemos ver como muitas das features que hoje nos são familiares, para não variar, sairam de uma equipa liderada por Steve Jobs, e podemos também confirmar que ele mais uma vez andava muito à frente do resto. Relembro que isto se passou 3 anos antes de sair o Windows 95.

YouTube Preview Image

Permalink | Enviar post por email Enviar post por email | Tech

6 Comentários

  1. Marco Batista Julho 7, 2008 @ 20:35

    Foi o meu WM de eleição durante muito tempo, era ver os meus colegas (win user) a perguntar o que era aquilo. Bons tempos os do RedHat 5.2 e 6.

  2. Marco Lopes Julho 7, 2008 @ 22:39

    Até há bem pouco tempo mantive sempre o Windowmaker no meu desktop Linux. Há uns poucos meses comecei a usar o Openbox, só para variar um bocado, e foi o único que durou mais do que duas semanas sem me fazer voltar ao Windowmaker. Agora estou há cerca de uma semana a usar o Gnome com o Openbox, estou para ver até quando…

    Se este desenvolvimento anunciado do Windowmaker se concretizar, é provável que volte a ser o meu WM no Linux.

  3. Marco Lopes Fevereiro 2, 2010 @ 11:50

    Só agora reparei no “tracking” do leitor vídeo-cassetes, provavelmente VHS, no início do filme. Tinha um Sony que fazia aquilo. :P

3 Trackback(s)

  1. Julho 8, 2008: Ontem o Windowmaker, hoje o Quicksilver | Repeat Until Keypressed
  2. Julho 9, 2008: asennadas » O regreso de WindowMaker
  3. Setembro 12, 2008: Recent URLs tagged Windowmaker - Urlrecorder

Deixe o seu comentário


Feed