Main Contents

Ainda o ponteiro do rato no Firefox 3.5

Por Marco Lopes em 2009
Bugs no Firefox

Bugs no Firefox

Devido à falta de alternativas reais, tenho-me mantido atento às actualizações ao firefox 3.5 na esperança de ver corrigido o infame bug 482985 (Loading/busy/spinning mouse indicator/pointer/icon missing). Durante este tempo já consegui experimentar uma developer version do Chrome para Linux e o Chromium também para Linux. Nenhum deles foi alternativa por mais do que uma hora. Os principais problemas com que me deparei foram a falta de opção para fazer reload a uma frame, e o view source não mostrar a source de páginas que requeiram um submit. Adicionalmente, apesar de ter conseguido fazer funcionar o plugin de flash no Chromium, mais de metade dos flashes não eram carregados.

No Mac OS, experimentei o Opera, que também não se revelou alternativa. Como já disse aqui várias vezes, no Mac OS a integração com o sistema é uma das vertentes essenciais para qualquer aplicação. O Opera, não implementa os atalhos de teclas para mudar de janelas dentro da mesma aplicação e apesar de existirem umas dezenas de opções de configuração de teclas, essa infelizmente não é uma delas.

Como ainda não encontrei nenhuma alternativa viável ao Firefox para nenhum dos dois sistemas operativos que uso, tenho-me mantido com uma versão anterior e atento ao desenvolvimento da situação.

Pelo que tenho visto, o que parece ter acontecido é que alguém achou que o ponteiro do rato a indicar que o browser estava a carregar, não era bonito, e tenha consequentemente submetido um bug com a seguinte descrição:

This has never looked good. It tends to flicker too much and look generally low
rent.

Houve quem tenha achado boa ideia e, um bocado à socapa entre as versões beta 3 e beta 4 foi introduzido um patch para remover esta feature do firefox. Felizmente, foi feito um segundo bug report, para tentar resolver os problemas de usabilidade criados por esta alteração. Infelizmente, no momento em que estou a escrever isto, ainda não foi decidido o que irá ser feito e entre as opções existentes, duas podem ser problemáticas. Uma das opções problemáticas é a de deixar tudo como está, ou seja o problema de usabilidade introduzido por este patch ir-se-há manter em todas as plataformas. A outra opção problemática é que se mantenha este comportamento só no Mac OS. Existe ainda a opção de colocar este comportamento como uma preferência alterável através do about:config, que, das opções que estão actualmente em cima da mesa me parece a melhor. Outra seria os developers do Firefox engolirem o orgulho e admitirem o erro voltando ao comportamento anterior.

Permalink | Enviar post por email Enviar post por email | Usabilidade

2 Comentários

  1. PTMb Agosto 21, 2009 @ 12:04

    Gostaria de informar que avanços foram feitos no ponteiro do rato nesse bug, e que foi feita uma extensão que, apesar de ser muito básica e não funcionar em sites que usem AJAX (como o DeviantArt), mostra o cursor do rato a carregar.

    A extensão está disponível como anexo ao comentário 46 do bug 482985.

  2. Marco Lopes Agosto 24, 2009 @ 11:22

    Sim, já tinha lido esse comentário mas não cheguei a instalar porque o autor dizia que o plugin mexia no CSS para alterar o cursor e que podia causar problemas de rendering.

Deixe o seu comentário


Feed