Main Contents

Envolvimento gradual

Por Marco Lopes em 2008

Quantas vezes não estamos curiosos com algum serviço que encontramos na Internet, vamos começar a utilizar, mas assim que tentamos fazer alguma coisa desistimos porque pedem-nos logo o nome, morada, idade, comprimento das pestanas, hora da última ida à casa de banho, "sexo... com quem, onde e quando?", peso e mais uma imensidade de outros dados?

Form de Login

A mim, isto já aconteceu uma série de vezes. Já me enviaram links, eu mesmo já tropecei em coisas que me pareciam interessantes... até as perguntas se tornarem demasiadas para aquilo que me tinham mostrado até ao momento. Mesmo quando os formulários não pedem demasiada informação existe sempre o receio de dar o endereço de e-mail, especialmente para os utilizadores que não têm uma conta própria para este tipo de coisas. Para além destas situações, existe também ainda uma grande fatia de utilizadores da Internet que têm dificuldades com os formulários de registo, sendo até este problema conhecido como um dos que mais afecta as lojas online.

Há uns dias encontrei um interessante artigo no A List Apart que falava exactamente sobre envolvimento gradual em oposição ao tradicional signup form. É algo sempre a levar em conta para quem estiver a pensar disponibilizar um serviço via web e não queira perder uma boa parte dos potenciais utilizadores nos formulários de registo.

Permalink | Enviar post por email Enviar post por email | Usabilidade

Deixe o seu comentário


Feed