Main Contents

O iTunes como ele era.

Por Marco Lopes em 2009
iTunes configurado com o seu look antigo.

iTunes configurado com o seu look antigo.

O iTunes antes do coverflow, genius bar, e outras quinhentas mil features que lhe foram encastrando, tinha um look clean e intuitivo, como costuma, ou costumava, ser hábito nas aplicações da Apple.

Mas, nas últimas versões, a Apple fez-nos o favor de o tornar mais obscuro e complicado de utilizar. Como se isto não bastasse, quando se faz o update, as configurações de visualização são sobrepostas, e ficamos com o iTunes configurado visualmente como a Apple quer, independentemente da nossa vontade ou configurações anteriores.

O problema não se fica por aqui. Voltar ao aspecto que podemos ver no screenshot anexo, também não é propriamente intuitivo. Por esse motivo deixo aqui as instruções para o fazer no iTunes 9.

  1. Começamos por configurar o iTunes para mostrar a nossa biblioteca musical como uma lista, isto faz-se através do menu View-> as List
  2. De seguida temos que activar o "visualizador de colunas", através do menu View->Show Column Browser
  3. Depois, temos que escolher a localização do "visualizador de colunas". Após o passo anterior, temos uma nova opção no menu view. Agora, por omissão a localização do "visualizador de colunas" passou a ser à esquerda. Para alterar esta opção, activamos no menu o seguinte: View->Column Browser->On Top
  4. Podemos então escolher quais as colunas que aparecem no "visualizador de colunas",  através do menu View->Column Browser, checkando as opções pretendidas. Sendo que as que apareciam nos iTunes antigos eram Generes, Artists e Albuns.

E pronto, temos o iTunes tal como ele nos tempos penso que do iTunes 7.

Permalink | Enviar post por email Enviar post por email | Usabilidade

4 Comentários

  1. Luís Miguel Silva Outubro 1, 2009 @ 13:43

    O meu leitor multimédia de eleição continua a ser, desde 97 (se não estou em erro), o fantástico winamp!

    Com ele não há cá tretas, instalo sempre o “classical look” e tenho um leitor extremamente leve que faz TUDO o que eu quero! ;o)

    O iTunes é realmente uma merda…é muito xunga precisarmos de o utilizar para gerir iphones e afins!

    Hugz,
    Luis

  2. Marco Lopes Outubro 1, 2009 @ 14:11

    Eu durante vários anos também usei o XMMS, mas desde que comecei a usar OS X, habituei-me a deixar que o iTunes faça o trabalho de gerir a minha biblioteca de música por mim, e com excepção da mania da Apple de lhe estar sempre a mudar o aspecto, acho-o excelente.

  3. LnxSlck Outubro 4, 2009 @ 16:49

    Amigo, faca o download do Songbird e depois diga me qq coisa

  4. Marco Lopes Outubro 4, 2009 @ 16:59

    Tem um aspecto muito semelhante ao do iTunes. Vou experimentar a ver que vantagens traz em relação ao iTunes no Mac. No Linux não deverá ter dificuldades em se tornar o player que vou usar, já que nenhum dos mais conhecidos actualmente me agrada nada.

    Já agora, para quem quiser experimentar, aqui fica o link para o Songbird.

Deixe o seu comentário


Feed